- Trump assinou uma ordem executiva para criar uma reserva estratégica de bitcoins e um estoque de ativos digitais um dia antes da cúpula.
- Grandes players da indústria de criptomoedas, incluindo o CEO da Coinbase, Brian Armstrong, o coCEO da Kraken, Arjun Sethi, e legisladores como o líder da maioria na Câmara, Tom Emmer, R-Minn, entre outros, participaram da cúpula.
O presidente Donald Trump disse que espera ter uma legislação sobre stablecoins em sua mesa até agosto, enquanto avança para fazer mudanças significativas na forma como o governo federal aborda as criptomoedas.
Trump disse que apoiava os esforços dos legisladores para aprovar projetos de lei sobre stablecoin e outros focados na estrutura de mercado durante uma cúpula inaugural de criptomoedas na Casa Branca na tarde de sexta-feira. Trump disse que queria manter o dólar americano “por muito tempo no futuro”.
“Espero que os legisladores enviem essa legislação para minha mesa antes do recesso de agosto, se puderem”, disse Trump.
Executivos de criptomoedas foram até Washington, DC, para se reunir na cúpula, que incluiu autoridades federais, como o secretário de Comércio, Howard Lutnick, o secretário do Tesouro, Scott Bessent, Hester Peirce, da Comissão de Valores Mobiliários e Câmbio, e a presidente em exercício da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities, Caroline Pham, entre outros.
Grandes players da indústria de criptomoedas estavam presentes, incluindo o CEO da Coinbase, Brian Armstrong, o co-CEO da Kraken, Arjun Sethi, e legisladores como o líder da maioria na Câmara, Tom Emmer, R-Minn., entre outros, compareceram à cúpula. O czar da IA e criptomoedas da Casa Branca, David Sacks, e o diretor do grupo de trabalho de Trump sobre ativos digitais, Bo Hines, também ajudaram a planejar o evento.
O evento atraiu algumas críticas de comentaristas da indústria de criptomoedas que notaram que a lista inicial de participantes confirmados incluía apenas homens. O czar Sachs, ao anunciar a cúpula, observou que “fundadores, CEOs e investidores proeminentes” foram convidados. Algumas mulheres foram vistas no evento na sexta-feira, incluindo o comissário da SEC Peirce e a ex-senadora da Geórgia Kelly Loeffler. A empresa de mídia social de Trump, Truth Social, está supostamente em “negociações avançadas” para adquirir a Bakkt, a plataforma de criptomoedas que Loeffler costumava liderar. Loeffler foi supostamente considerado para liderar o Departamento de Agricultura.
Trump também abordou o desbancarismo durante a cúpula e pediu o fim da “Operação Choke Point 2.0”, que se tornou um tópico quente entre alguns legisladores e a indústria de ativos digitais nos últimos meses em meio a crescentes críticas de empresas de criptomoedas que dizem enfrentar desafios ao tentar estabelecer e manter contas bancárias nos EUA.
“Eles [o governo Biden] forçaram os bancos a fechar as contas de empresas e empreendedores de criptomoedas, bloqueando efetivamente algumas transferências de dinheiro de e para as bolsas, e usaram o governo como arma contra toda a indústria”, disse Trump.
“Mas eu também conheço esse sentimento, talvez melhor do que você”, acrescentou Trump.
O que há na reserva?
Antes da cúpula, Trump assinou uma ordem executiva para criar uma reserva estratégica de bitcoin e estoque de ativos digitais na quinta-feira à noite. As palavras “reserva” e “estoque” têm sido usadas indistintamente nos últimos meses, mas fontes notaram que há diferenças importantes entre as duas quanto a se o governo dos EUA irá adquirir criptomoedas proativamente.
A reserva será capitalizada por bitcoins mantidos pelo Departamento do Tesouro que foram perdidos como parte de apreensões de ativos criminais ou civis, de acordo com a ordem executiva .
Essa ordem executiva também estabelece um Estoque de Ativos Digitais dos EUA, que consiste em ativos digitais diferentes de bitcoins confiscados em processos criminais ou civis. A ordem estipula que o governo não comprará ativos adicionais para o estoque e pode converter altcoins do estoque em participações de bitcoin de longo prazo.
Cerca de uma semana antes de Trump assinar a ordem executiva, ele disse nas redes sociais que a reserva estratégica poderia incluir ADA, XRP e SOL, atraindo críticas de muitos na indústria de criptomoedas. Várias figuras importantes, incluindo os fundadores das exchanges de criptomoedas Gemini e Coinbase, disseram que prefeririam nenhuma reserva a uma reserva que contivesse tokens menos descentralizados e menos usados, como ADA e XRP.
Trump assinou pela primeira vez uma ordem executiva para explorar uma reserva estratégica de ativos digitais em janeiro, em um de seus primeiros atos oficiais. Essa ordem estabeleceu um grupo que avaliaria a “criação potencial” de um estoque de ativos digitais.
O trabalho prossegue para regular as criptomoedas
A cúpula sobre criptomoedas de Trump marca uma mudança drástica em comparação ao governo Biden.
A diretora de estudos de regulamentação financeira do Cato Institute, Jennifer Schulp, destacou o engajamento que floresceu sob o governo Trump, mas observou que ainda há mais trabalho a ser feito.
“Há muito trabalho a ser feito para garantir que os Estados Unidos possam ser competitivos no cenário de ativos digitais em evolução”, disse Schulp em uma declaração por e-mail. “Esse trabalho está começando bem, mas levará tempo e esforço sustentado para criar um ambiente regulatório que permita que a indústria de criptomoedas concorra em termos justos no mercado.”
No novo Congresso que começou no início deste ano, os legisladores se concentraram em elaborar projetos de lei para regular stablecoins, com republicanos e democratas apresentando projetos de lei nas últimas semanas. Os legisladores também estão trabalhando para criar uma estrutura regulatória para a estrutura de mercado com esperanças de levar os projetos de lei ao presidente Donald Trump para sua assinatura este ano, disse a senadora Cynthia Lummis, republicana de Wyoming, durante uma audiência no Congresso na semana passada.
“Tanto a Casa Branca quanto a indústria devem resistir à tentação de consagrar qualquer tipo de estrutura regulatória que permita ao governo escolher vencedores e perdedores, o que acaba prejudicando a escolha e a inovação do consumidor”, disse Schulp.
Fonte: TheBlock