Outubro é conhecido no mercado cripto como “Uptober” – uma junção de “up” (subida) com “October” (outubro). O apelido se consolidou devido ao histórico de retornos positivos expressivos do bitcoin durante este mês.
O que vimos neste início de outubro, porém, não foi exatamente o que esperávamos. Principalmente, porque fomos surpreendidos pela escalada do conflito entre Irã e Israel, que derrubou os mercados.
Passado o pico do impacto negativo da notícia, já começamos a observar uma recuperação das criptomoedas.
Considerando o histórico de performance do bitcoin, tivemos um setembro atípico. Em geral, é um mês com desempenho mais para o vermelho do que para o verde, como mostra abaixo na tabela de retornos mensais do ativo.
Já outubro costuma encabeçar um último trimestre altista. Vejam a seguir na tabela de retornos trimestrais (do Q1 ao Q4).
Até o momento em que escrevo, o Q4 deste ano está com retornos negativos, assim como aconteceu poucas vezes – 2014, 2018, 2019 e 2022. Mas o trimestre apenas começou, vamos observar.
Será que um setembro positivo atípico nos entregará um outubro de queda? Acredito que vamos manter a consistência histórica e ter um outubro positivo.
O corte dos juros da economia americana aconteceu e, na última segunda (30), o presidente do Fed, Jerome Powell, disse que mais dois podem vir ainda em 2024 – movimento que favorece ativos de risco, como ações e cripto. O afrouxamento monetário pelo Fed se alinha com o Banco Central Europeu, o Banco do Canadá e o Banco da Inglaterra, formando um ciclo coordenado de aumento da liquidez global.
Falando em aumento da liquidez, segundo um novo relatório da analista Lyn Alden, o bitcoin vem demonstrando uma forte correlação com a liquidez global ao longo dos anos. À medida que a liquidez global cresce, o bitcoin tende a prosperar.
Observem essa correlação no gráfico abaixo do Preço do Bitcoin vs. Global M2 – M2 é uma medida ampla da oferta monetária que inclui moeda física, contas correntes, depósitos em poupança e outros ativos monetários de alta liquidez.
No final do dia, apesar das quedas assustarem, elas representam novas oportunidades de acumulação de bitcoin e altcoins, melhorando o preço médio de compra. Com um cenário mais claro após as eleições americanas, acredito que veremos uma grande virada no mercado até o final do ano e no início de 2025. Cenário favorável para quem estiver preparado!