Quer receber novidades exclusivas do Cripto Investing? Assine a nossa Newsletter!

Os pagamentos usando Blockchain já estão cortando custos e simplificando os acordos – Binance Research

Compartilharam
0
Visualizaram
0 k
Postar no Facebook
Twitter
WhatsApp

Artigos Relacionados

A tecnologia Blockchain está revolucionando a indústria de pagamentos com tempos de liquidação quase instantâneos e custos significativamente mais baixos em comparação com os sistemas tradicionais.

De acordo com um relatório recente da Binance Research, as remessas baseadas em blockchain são liquidadas em uma hora, superando os métodos digitais e em dinheiro.

O piloto da Visa com o Crypto.com usando USD Coin (USDC) no blockchain Ethereum simplificou os acordos transfronteiriços para seu programa de cartão australiano, reduzindo a complexidade e o tempo.

Embora as redes de cartões convencionais, como Visa e Mastercard, ofereçam autorização rápida, as transferências reais de fundos podem levar dias, especialmente para transações transfronteiriças.

Além disso, os benefícios de custo são destacados no relatório como substanciais. Os custos de remessa tradicionais têm uma média de 6,35% globalmente, enquanto as transferências de blockchain em redes como a Solana custam apenas US$ 0,00025, independentemente do valor enviado. O Binance Pay oferece transferências gratuitas de até 140.000 USD Tether (USDT), com uma taxa de US$ 1 para quantias maiores.

A transparência e a descentralização do Blockchain também são sublinhadas no relatório como vantagens, como o fato de que cada transação é registrada em um livro-razão imutável, promovendo confiança e responsabilidade, enquanto a natureza descentralizada aumenta a segurança e a resiliência contra ataques.

Desafios enfrentados pelos pagamentos blockchain

Apesar dos benefícios identificados no relatório, os desafios permanecem. As redes blockchain atuais ficam atrás dos sistemas tradicionais na capacidade de processamento de transações.

Solana, o blockchain de camada 1 mais rápido, processa cerca de 1.000 transações por segundo (TPS), em comparação com a capacidade da Visa de mais de 65.000 TPS. A estabilidade da rede também é uma preocupação, já que Solana experimentou sete grandes interrupções desde 2020.

Além disso, a complexidade da transição de trilhos de pagamento legados para infraestruturas blockchain pode apresentar complexidades que são inconvenientes para consumidores e comerciantes.

“Os requisitos impostos aos usuários finais, como gerenciamento de frases iniciais, pagamento de taxas de gás e falta de front-ends unificados, tornam a adoção da tecnologia blockchain uma grande dor para o consumidor e comerciante médios”, apontou o relatório.

Por fim, criptografia e blockchain são tópicos que ainda estão localizados em zonas cinzentas em várias jurisdições. Além disso, os regulamentos elaborados por regiões podem variar significativamente, o que aumenta a complexidade de uma rede global de pagamento baseada em blockchain.

Essa incerteza regulatória apresenta outro desafio para a implementação do blockchain no setor de pagamentos.

Apesar desses problemas, a adoção institucional está crescendo. A Visa descreveu o Solana como viável para testar casos de uso de pagamento, e o PayPal lançou seu stablecoin PYUSD na rede. À medida que a tecnologia blockchain amadurece e as estruturas regulatórias evoluem, ela tem o potencial de criar um sistema de pagamento global mais eficiente e acessível.

Fonte: Crypto Briefing

Compartilhe:

Postar no Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email