O agregador de dados Artemis mostra que os tokens de ativos do mundo real (RWA) cresceram quase 28% em média durante o segundo trimestre, ofuscando outros setores de criptografia. Os tokens rastreados pela Artemis para obter a média são Ondo (ONDO), Mantra (OM), Clearpool (CPOOL) e Maple (MPL).
No mesmo período, Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH) caíram 10% e 2%, respectivamente. O único setor de criptografia que mostrou um desempenho positivo junto com os tokens RWA são os tokens das trocas centralizadas, com um crescimento de cerca de 7%.
Embora esses números não pareçam fora do comum quando a volatilidade da criptografia é considerada, o desempenho médio do mercado no segundo trimestre é de -34,6%. O setor de “Utilitários e Serviços”, que inclui tokens como ENS, SAFE e ANKR, conseguiu ficar acima do desempenho médio do mercado com uma queda de 17%.
Apesar de ser a narrativa mais lucrativa no primeiro trimestre, as moedas de meme mostraram uma queda média de 33% no segundo trimestre. Floki Inu (FLOKI), Dogwifhat (WIF) e Memecoin (MEME) foram as moedas de meme rastreadas pela Artemis com os piores desempenhos do período.
Os tokens relacionados à inteligência artificial, tomados como uma das narrativas mais importantes em criptografia durante este ciclo, registraram uma queda de 60,7% no segundo trimestre, o pior desempenho médio do período.
Além disso, o ecossistema financeiro descentralizado do Bitcoin também sofreu uma queda de 58% no segundo trimestre, apesar do hype em torno dessa narrativa explodir após a introdução pós-halving de Runes. Outros setores que tiveram desempenho abaixo da média incluem tokens nativos de trocas descentralizadas, jogos, finanças sociais (SocialFi), tokens nativos de aplicativos descentralizados e oráculos.
Principais conclusões
- Os tokens RWA cresceram 28% no segundo trimestre, superando todos os outros setores de criptografia.
- Os tokens relacionados à IA tiveram o declínio mais acentuado, com 60,7% no segundo trimestre.
Fonte: Crypto Briefing