Quer receber novidades exclusivas do Cripto Investing? Assine a nossa Newsletter!

Analistas veem impulso no bitcoin com novo estímulo fiscal e monetário da China

Compartilharam
0
Visualizaram
0 k
Postar no Facebook
Twitter
WhatsApp

Artigos Relacionados

  • A China aumentou o estímulo fiscal emitindo 300 bilhões de yuans em títulos do tesouro especial para impulsionar o consumo, ao mesmo tempo em que implementou medidas monetárias, como cortes nas taxas de juros e redução de reservas obrigatórias.
  • Historicamente, estímulos expansivos e políticas monetárias coincidiram com tendências de alta nos mercados de criptomoedas.

A China intensificou o estímulo fiscal e monetário na quarta-feira, prometendo esforços maiores para impulsionar o consumo e mitigar os efeitos de uma guerra comercial crescente com os Estados Unidos. Essas medidas de estímulo do banco central geralmente levam ao aumento da liquidez global, que pode se espalhar para vários ativos de risco, incluindo bitcoin .

Historicamente, políticas de estímulo expansivas em grandes economias coincidiram com tendências otimistas em mercados de criptomoedas. Um estudo da S&P Global descobriu que tendências otimistas e pessimistas no mercado de criptomoedas ocorreram durante períodos de política monetária ultrafrouxa e aperto significativo.

Em setembro de 2024, o bitcoin subiu 12,3%, marcando um dos seus melhores desempenhos de setembro. Este rali se alinhou com os esforços de estímulo anteriores da China, que incluíram o corte das taxas de juros de curto prazo e a redução dos requisitos de reserva dos bancos para dar suporte aos seus mercados imobiliário e de ações. Além disso, os dados do TradingView indicam uma correlação positiva entre o preço do bitcoin e o balanço do Banco Popular da China (PBOC) nos últimos oito anos.

Um porta-voz da Nexo destacou as potenciais implicações do mais recente estímulo da China para ativos alternativos.

“Em casos anteriores, quando a China aumentou o estímulo monetário e injetou excesso de liquidez no sistema, em 2015 e em 2020, o excesso de liquidez encontrou seu caminho para ativos alternativos”, disse o porta-voz ao The Block. “Tal estímulo pode ter implicações mais amplas para os mercados globais, aumentando o apetite por ações e ativos alternativos.”

No entanto, o porta-voz da Nexo também alertou que os controles regulatórios rigorosos da China limitam a participação direta em mercados de criptomoedas. “Alternativas apoiadas pelo Estado podem absorver parte da liquidez, ou o capital pode fluir para ativos tradicionais de refúgio seguro, como ouro”, acrescentaram.

Na quarta-feira, o relatório anual de trabalho do governo da China anunciou uma meta de crescimento do PIB de 5%, uma meta de déficit fiscal de 4% do PIB e um foco no aumento do consumo privado por meio de várias medidas.

“A China continua em um lento momento econômico positivo, não em um boom”, disse a analista principal de pesquisa da Nansen, Aurelie Barthere, ao The Block. “Até agora, os desenvolvimentos chineses não pesam tanto quanto as mudanças na política dos EUA para os mercados de criptomoedas, apesar da sinalização positiva em torno do investimento em IA pelo governo central.”

China se prepara para o impacto das tarifas de Trump

De acordo com a Reuters, o premiê chinês Li Qiang, falando na abertura da reunião anual do parlamento chinês, alertou que “mudanças nunca vistas em um século estão se desenrolando em todo o mundo em um ritmo mais rápido”. A guerra comercial em andamento iniciada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, continua a ameaçar o setor industrial da China. Esse desafio é agravado pelo fraco consumo doméstico e um mercado imobiliário deteriorado e endividado, tornando a economia da China cada vez mais vulnerável.

Em relação ao crescimento global, os analistas permanecem cautelosos em termos de valorização de ativos de risco.

“De uma perspectiva puramente macro, o desempenho do bitcoin parece ser mais dominado pelas expectativas de crescimento global”, observou o chefe de pesquisa da Bitwise European Europe, André Dragosch. “E essas expectativas foram recentemente reprecificadas para o lado negativo devido à crescente incerteza tarifária.”

O analista de criptomoedas e mercados financeiros Richard Ptardio também alertou sobre a potencial volatilidade futura.

“Com os dados de inflação dos EUA e a decisão da taxa de juros do Federal Reserve se aproximando, é hora de se preparar para mais turbulências”, ele disse ao The Block. “Uma consolidação prolongada para o bitcoin pode ser o melhor que podemos esperar nos próximos meses.”

Fonte: TheBlock

Compartilhe:

Postar no Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email