- O registro do ETF Sui da Canary Capital pode abrir caminho para o primeiro ETF Sui nos Estados Unidos sob uma SEC mais favorável a criptomoedas e produtos de investimento relacionados.
- O ETF Sui surgiria depois que a World Liberty Financial, um projeto financeiro descentralizado vinculado ao presidente dos EUA, Donald Trump, destacou planos de colocar Sui em suas reservas estratégicas.
A Canary Capital Group, uma empresa institucional de negociação e gestão de criptomoedas, entrou com um pedido de criação de um fundo negociado em bolsa (ETF) Sui na Securities and Exchange Commission, de acordo com um documento protocolado na agência em 17 de março.
O novo registro pode abrir caminho para o primeiro ETF Sui nos Estados Unidos sob uma SEC que seja mais amigável para criptomoedas e produtos de investimento relacionados. Além disso, o ETF Sui surgiria após a World Liberty Financial , um projeto financeiro descentralizado vinculado ao presidente dos EUA, Donald Trump, ter notado planos para colocar o SUI em suas reservas estratégicas.
“Vimos uma grande movimentação de desenvolvedores para o ecossistema SUI”, disse o CEO da Canary Capital, Steven McClurg, ao The Block em um e-mail. “Dada a velocidade e a eficiência da cadeia SUI, acreditamos que ela será um destino para muitos projetos futuros. Para uma cadeia que existe há menos de dois anos, ela já é um dos 20 principais tokens de capitalização de mercado.”
Produtos de investimento Sui já existem, mesmo que não sejam ETFs. Por exemplo, a gestora de criptoativos Grayscale Investments lançou o Grayscale Sui Trust em agosto de 2024. De acordo com o site do fundo, é um veículo de investimento privado que dá aos “investidores credenciados” exposição ao SUI, no qual as ações do fundo acompanham os movimentos de preço do SUI. Um ETF Sui seria negociado em uma bolsa de valores pública, como CBOE, NYSE ou Nasdaq, e estaria aberto a qualquer investidor.
Em 6 de março, o “Canary Sui ETF” foi criado por meio de um portal oficial de registro de Delaware, sugerindo que a Canary prosseguiria com um registro S-1 oficial em nível federal, informou o The Block anteriormente. O registro Sui marca o sexto registro de ETF de criptoativos da Canary, juntamente com Litecoin, Hedera, Axelar, XRP e Solana.
Sui é um blockchain de Camada 1 criado pela Mysten Labs , uma empresa fundada por ex-funcionários da Meta. O token nativo do blockchain, SUI, mantém uma capitalização de mercado de US$ 7,4 bilhões.
Fonte: TheBlock