- Eric Council Jr, 26, do Alabama, foi condenado a 14 meses de prisão, de acordo com uma declaração divulgada na sexta-feira pelo Gabinete do Procurador dos EUA para o Distrito de Columbia.
- Em uma declaração, a procuradora dos EUA Jeanine Ferris Pirro disse que as ações do Conselho prejudicam a integridade dos mercados.
O homem por trás do hack da conta de mídia social da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, que falsamente alegou que fundos negociados em bolsa de bitcoin à vista haviam sido aprovados, foi condenado na sexta-feira a 14 meses de prisão.
Eric Council Jr, 26, do Alabama, foi condenado a 14 meses de prisão, de acordo com uma declaração divulgada na sexta-feira pelo Gabinete do Procurador dos EUA para o Distrito de Columbia.
Há mais de um ano, a conta da SEC foi comprometida pouco antes de a agência aprovar ETFs de bitcoin à vista. Os promotores disseram que o Conselho trabalhou com outros para assumir o controle da conta X da SEC quando publicaram: “Hoje, a SEC concede aprovação para ETFs de #Bitcoin serem listados em todas as bolsas de valores nacionais registradas.”
Tanto o ex-presidente da SEC, Gensler, quanto X confirmaram rapidamente que a conta havia sido comprometida. O Conselho se declarou culpado em fevereiro da acusação de conspiração para cometer roubo de identidade qualificado e fraude de dispositivo de acesso.
A postagem falsa foi publicada um dia antes de a SEC aprovar oficialmente os tão aguardados ETFs de bitcoin à vista em janeiro de 2024. Depois que a postagem foi enviada, o preço do bitcoin aumentou em mais de US$ 1.000, disseram os promotores em outubro.
Em um comunicado, a procuradora-geral dos EUA, Jeanine Ferris Pirro, afirmou que as ações do Conselho prejudicam a integridade dos mercados. Pirro, ex-promotora distrital de Nova York que mais tarde se tornou apresentadora de televisão, foi nomeada pelo presidente Donald Trump na semana passada para chefiar o escritório em Washington, D.C.
“Esquemas dessa natureza ameaçam a saúde e a integridade do nosso sistema de mercado”, disse Pirro. “Esquemas de troca de SIM ameaçam a segurança financeira de cidadãos comuns, instituições financeiras e agências governamentais. Não se iluda pensando que você não pode ser pego. Você será pego, processado e pagará o preço pelos danos que suas ações causarem.”
Fonte: TheBlock