- Os bancos MUFG, SMBC e Mizuho testarão uma plataforma de stablecoins para facilitar transferências internacionais.
- A iniciativa, chamada de “Projeto Pax”, será executada por empresas de blockchain, incluindo Progmat, Datachain e TOKI, com participação esperada de mais bancos em todo o mundo.
Os três megabancos do Japão — MUFG, SMBC e Mizuho — estão prontos para testar uma plataforma de transferência internacional de stablecoins, com o objetivo de oferecer liquidações internacionais mais rápidas para empresas.
O teste piloto, apelidado de “Projeto Pax”, alavancará as stablecoins emitidas via Progmat, uma startup de blockchain apoiada por esses três bancos, SBI Holdings e Japan Exchange Group, de acordo com um press release de quinta-feira . O projeto será executado pela Progmat, Datachain e TOKI para facilitar o teste de transações entre cadeias.
O projeto planeja usar a estrutura de API existente da SWIFT para bancos para instruir o Progmat a liquidar em redes de blockchain. Isso pode ajudar a lidar com a lavagem de dinheiro e outros desafios de conformidade. “Isso permite que as instituições financeiras evitem redundância operacional com transferências de moeda fiduciária e minimizem os custos de investimento”, disse o projeto.
O “Projeto Pax” está programado para começar com um protótipo e pretende comercializar a plataforma até 2025, de acordo com sua declaração.
“Ao integrar essas stablecoins regulamentadas e padrões de mensagens entre cadeias verdadeiramente abertos e seguros com a atual estrutura de mensagens entre fronteiras, estamos permitindo liquidações entre fronteiras para empresas na velocidade da internet”, disse a equipe em uma postagem de blog separada .
A Progmat, com o apoio de várias grandes instituições financeiras no Japão, estabeleceu sua plataforma de stablecoin “Progmat Coin”. “[Várias] stablecoins emitidas usando a plataforma ‘Progmat Coin’ podem ser denominadas nas principais moedas fiduciárias, como JPY, USD e EUR, permitindo uso flexível nacional e internacionalmente”, acrescentou o projeto.
Fonte: The Block