Ao oferecer esta solução a clientes corporativos, o UBS pretende proporcionar maior transparência, eficiência e segurança para transações internacionais.
O banco suíço UBS testou com sucesso seu novo sistema de pagamento baseado em blockchain, conhecido como UBS Digital Cash.
A nova solução foi desenvolvida para melhorar a eficiência e a segurança dos pagamentos internacionais para clientes corporativos e institucionais, de acordo com o comunicado de imprensa do banco de 7 de novembro.
Baseado em um Blockchain Privado
O UBS Digital Cash permite o processamento quase instantâneo de pagamentos internacionais, reduzindo atrasos e minimizando erros.
Para processar pagamentos, o UBS Digital Cash usa uma rede blockchain privada acessível apenas a clientes autorizados. Os pagamentos são executados automaticamente por meio de contratos inteligentes autoexecutáveis assim que condições específicas são atendidas. As transferências do UBS são registradas e processadas digitalmente em tempo real, 24 horas por dia, 7 dias por semana, independentemente da moeda.
O UBS conduziu transações com clientes multinacionais e outros bancos durante a fase piloto. Isso incluiu transações domésticas dentro da Suíça e pagamentos transfronteiriços em dólares americanos, francos suíços, euros e yuan chinês.
Além disso, o piloto incluiu a transferência de liquidez entre diversas empresas do UBS.
O UBS também planeja expandir e desenvolver ainda mais sua oferta de UBS Digital Cash.
Blockchain impulsiona pagamentos transfronteiriços
Janko Hahn, chefe de operações de tesouraria da Autoneum, que participou do projeto piloto, é citado dizendo que o piloto demonstrou que as soluções de pagamento baseadas em blockchain podem tornar as transações internacionais “mais rápidas, pontuais e fornecer uma rastreabilidade perfeita, o que é um grande benefício ao operar em um mercado global”.
O UBS vê sua nova solução de pagamento como parte de uma gama mais ampla de iniciativas de dinheiro digital. Xiaonan Zou, UBS Head Digital Assets, Group Treasury, acrescentou:
“Vemos a interoperabilidade entre o UBS Digital Cash e outras iniciativas de dinheiro digital como chave para a indústria financeira. Além de seu papel no banco correspondente, eles também têm o potencial de agilizar e simplificar a liquidação de ativos tokenizados no mercado de capitais.”
Impulsionando a inovação em ativos digitais
Com sede em Zurique, o UBS é um banco líder em serviços completos na Suíça. Com a aquisição do Credit Suisse em 2023, o UBS tem ativos sob gestão de US$ 5,7 trilhões.
O UBS Digital Cash faz parte de uma gama mais ampla de iniciativas nas quais o UBS está envolvido. Elas incluem o projeto Helvetia, liderado pelo Swiss National Bank, para a moeda digital do banco central do franco suíço de atacado real (wCBDC) , e o projeto Agorá, liderado pelo Bank for International Settlements (BIS) junto com sete bancos centrais.
Todas essas iniciativas visam abrir o dinheiro do banco central e os depósitos tokenizados de bancos comerciais no contexto de pagamentos internacionais.
No início desta semana, a UBS Asset Management, gestora global de investimentos do banco, em parceria com a Swift e a Chainlink, concluiu com sucesso outro piloto que permite a liquidação de subscrições e resgates de fundos tokenizados usando a rede Swift.
Este piloto fez parte do projeto Guardian da Autoridade Monetária de Cingapura (MAS), que visa explorar o potencial dos ativos digitais nos mercados financeiros.
Fonte: Cryptonews